O mistério sobre o arco e flecha da lendária Tex 01 da Editora Vecchi

Muitos boatos chegaram aos nossos ouvidos sobre a possível existência de um brinde que foi dado juntamente com a Tex 01, lançada em 1971.

A história toda se embasa na teoria de que a Editora Vecchi teria comprado um lote de brinquedos de arco e flecha para ser dado para os leitores por ocasião do lançamento. Isso decorre de um anúncio que foi publicado nas contra capas das HQs.

Mas chegaram inúmeras respostas e outras mil teorias sem muito embasamento ou provas. Nosso presidente, Jesse Bicodepena, acabou localizando o contado da colega Ana Cristina Caldatto, uma colecionadora e grande arquivista de brinquedos.

Entrei em contato com ela, que, muito gentilmente, tratou de me colocar em contato com a Laíse Rodrigues, também uma colecionadora e entendedora de tais assuntos. No entanto, desde o início já tinha consignado que tinha o catálogo com a imagem do dito brinquedo. A colega Ana, ainda repassou nosso questionamento adiante em grupos de colecionadores, onde acabou sendo dado como satisfatória a dita foto que ela disponibilizara:

Nossa pesquisa conjunta, com esforços incríveis de Ana, Laíse, e até mesmo seu marido, Toni acabou chegando a seguinte conclusão, pelas palavras da própria Laíse:

“(…)Não. Não ha imagem nenhuma atual deste brinde. Nem confirmação nenhuma “oficial” de que existiu. (…) A imagem postada pela Ana e por mim se refere ao catalogo da Trol 1972 onde figura um mini arco como bem observado pelo Toni identificado na embalagem como arco do Tex utilizando o logo da revista, o que se conclui que certamente o brinde da revista foi produzido em 1971 e ainda disponível em 1972 pela fábrica Trol.

Esta imagem satisfez a maioria das pessoas como confirmação de que realmente existiu um mini arco do Tex e por ser um brinquedinho tão simples  tenha sido mesmo dado com a revista.

Mas a polêmica continua por alguns apesar de terem sido apresentado também anuncio antigo de que a revista traria o brinde.

(…)

Acredite ou não duvidaram até que a imagem do catalogo não fosse verdadeira e sim montagem. Tenho o catalogo impresso original e garanto a veracidade da imagem.

O que ainda intriga é se a comercialização deste produto foi avulsa ou de fato dada como brinde. ” (sic)

As imagens são exatamente as mesmas que a Ana já havia cedido:

Enfim, amigos, é difícil dizer e avalizar a comercialização conjunta. Mas minhas buscas continuam 🙂

Aproveito para deixar o contato da Ana Calderatto, que mantém um site incrível sobre brinquedos! Vale a pena passar um tempo por lá, porque além de tudo ainda tem histórias magníficas que nos faz voltar no tempo (que pode ser consultado acessando aqui)!

Agradeço a Laíse Rodrigues por ter me dado um feedback conciso e esclarecedor.

Mas e vocês, amigos… O que acham sobre tudo isso?

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *